Afinal, quem é o Glutén?


Vocês já estão cansados de ouvir falar dele e aqui na nossa padoca, todos os produtos são GLUTEN FREE, mas você sabe realmente o que é ele?

GLÚTEN = é a combinação de duas proteínas, a gliadina e a glutenina. Está presente nos grãos de trigo, centeio e cevada e é responsável pela elasticidade e textura das massas.

Sim, farinha de trigo contém glúten e é por isso que o pão francês e o bolo são tão fofinhos.

Mas e ai, qual o problema dele?

O glúten é um super problema para os que apresentam DOENÇA CELÍACA, uma patologia autoimune, que causa inflamação na mucosa do intestino delgado e altera toda a microbiota intestinal.

A SENSIBILIDADE AO GLÚTEN se tornou muito mais comum atualmente, onde muitas pessoas ao consumirem, relatam alguns desconfortos, como:

  • Inchaço abdominal

  • Gases e flatulências

  • Acne e oleosidade na pele

  • Obstipação ou diarréia

  • Alteração de humor

A retirada de produtos que contem glutén da dieta, pode ser benéfica nesses aspectos, mas ela vai muito além.

Pelo fato, de ser uma proteína muito inflamatória, também pode desencadear inflamações, gerando dores articulares, quadros de artrite, artrose e até mesmo Alzheimer.

Quando o consumimos, causamos uma lesão na mucosa intestinal, que é responsável por permitir a entrada de moléculas estranhas, as quais o nosso corpo não saberá absorver e utilizar. Esse processo é o responsável por gerar essa INFLAMAÇÃO.

Mas ok, você consumiu uma única vez e se inflamou. Porém, com o passar do tempo, e o consumo diário, você se coloca a frente de uma constante inflamação, tornando isso algo CRÔNICO.

E continua consumindo diariamente, como se não fosse um grande problema, até que... passamos de um processo localizado para algo maior, pois o seu sistema imune começa a atacar diversas partes do organismo, podendo causar uma DOENÇA AUTOIMUNE.

Tá ai o maior problema do Glúten.

Que é fofinho e gostoso, a gente pode até concordar, mas eu garanto que os nossos pães e tudo que fazemos aqui na padoca são tão bons no sabor e MUITO melhores para a sua saúde.

313 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo